A Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania, realizou neste 30 de março de 2023 a atividade de encerramento das ações do mês de março, alusivas ao mês da Mulher, "como as águas de março fechando o verão" o Coletivo de Mulheres da AJURCC promoveu uma roda de conversa: Empoderamento Feminino - Desafios do SER mulher. Foi um final de tarde muito significativo para todas envolvidas, principalmente com a participação das mulheres que fazem os cursos de capoeira, dança, informática, oferecido pelo projeto. Empoderar e Incluindo e Fazendo Arte. Realizado em parceria com APIBIMI, Brazil Foundation e o Governo do Estado da Paraíba.
Ação foi coordenada pelas educadoras Social Cristhenes Araújo e Andréia Santos, e contou com a participação de 25 que fazem mulheres que fazem parte da Associação. segundo Andréia “Foi um momento para fortalecer as mulheres que seguem diariamente lutando, resistindo e representando nosso espaço; nos motivando, para o autoconhecendo e empoderando juntas; construindo, somando e compartilhando sobre Feminismo, Sagrado Feminino, Sustentabilidade, autonomia, autoconhecimento. e tantos outros assuntos" afirmou a educadora.
Já Sociologia Cristhenes Araújo apresenta que: “Este é espaço de vivência coletiva e troca de experiência entre as mulheres que fazem a AJURCC, um momento de fortalecer a caminhada, em torno da defesa de direitos, empoderamento feminino, contra qualquer tipo de violência direcionada as mulheres, sejam do campo ou da Cidade”.
A Jovem coordenadora do projeto Casa de Cultura e Cidadania faz o convite as outras mulheres: “Vamos ou bora juntas nessa?! As reuniões do Coletivo de Mulheres da AJURCC são mensais, contemplando reencontros na nossa sede. Em breve divulgaremos mais informações e inclusive sobre formações, oficinas e rodas de conversa.” Afirmou Mariana Nunes.
A AJURCC é uma organização sem fins lucrativos, com Sede no distrito de São José da Mata em Campina Grand e- PB, composta majoritariamente, por jovens e mulheres negras, que busca, promover ações que valorizem a potencial das mulheres, crianças, adolescentes e jovens ou seja tota a família de pessoas que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade. Deste modo, esta atividade e o encerramento de um mês de tantas atividades em que as mulheres participaram como, Audiência Pública na Câmara de vereadores, , Marcha das Mulheres do Campo.