O evento foi realizado durante os dias 23 e 24 de novembro de 2018 na rua Djaci de Oliveira na comunidade de Campo de Angola, a atividade vem sendo realizada pela associação desde 2004 o Encontro de Cultura e Expressão Juvenil é uma iniciativa da AJURCC que se afirmar como um espaço de formação realizado, articulação, participação e práticas culturais dos e das jovens do Distrito de São José da Mata e cidades circunvizinhas. Em sua quinta edição este fez o diálogo em torno das questões raciais em alusão ao dia nacional da Consciência Negra com foco das realidades das juventudes.
O evento contribuiu com a formação de mais de 100 jovens de São José da Mata e Comunidades Circunvizinhas estimulando a reflexão sobre as realidades das juventudes sua a influências dos jovens nas atividades culturas do distrito.
Na sexta feira dia 22 de novembro de 2018, aconteceu uma Rodas de Diálogos sobre a Consciência Negra e realidade do povo negro no Brasil, ministrada Jô Oliveira também Djuly Bernardo e Junior Lime do Levante popular da juventude).
Apresentando o debate sobre as juventudes e fazendo o lançamento da semana de solidariedade - Nós por Nós na escola Escola Estadual José Miguel Leão.
No sábado 24 de novembro na sede da AJURCC à Casa de Cultura e Cidadania aconteceram duas oficinas lute como uma garota – Defesa pessoal para mulheres, Juventudes e Redes: Conectadas, ou separadas?
No período da tarde do dia 24 aconteceram as apresentações da Casa de Cultura e Cidadania: Teatro, Karatê, Violão e Flauta, também aconteceu a Mostra Ariús de Teatro, Helloysa do Pandeiro, Cantadores: Canário e Caboclo, Coqueiro Alto e o Trio Forró dos Companheiro, essas atividades contou com a participação de mais de 400 pessoas distribuídas nos dois dias de atividades.
Segundo Brunno Cavalcante “O evento foi muito bom, as apresentações culturais do domingo foram diversas a oficina Redes Sociais Conectadas, ou separadas? mostrou como as redes podem atingir outras pessoas ou pode ser usada para ajudar a comunicação interna da AJURCC do projeto Casa de Cultura e Cidadania e toda a comunidades, também achei muito interessante a oficina Lute como uma garota, muitas mulheres participaram da atividades. “
O evento aconteceu graças ao apoio da Rede de Educação Cidadã - RECID, APIBIMI, Pró-reitora de Cultura e Arte da UEPB, do Associação de Docentes da Universidade Federal de Campina Grande - ADUFCG, SESC, Point-Net e se configurou com um momento de grande importância para a população do Distrito principalmente para as juventudes de São José da Mata.