A Cozinha Comunitária Mauro Malesardi, localizada na comunidade de Campo de Angola no distrito de São José da Mata, Campina Grande- PB completou nesta segunda-feira (3) o seu primeiro ano de funcionamento. O projeto, desenvolvido em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Fundazione Gino Lunelli, Associazione Promozione Infanzia Bisognosa del Mondo Impoverito (APIBIMI), e Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), Serviço Social do Comercio - SESC Campina Grabde dedica-se a fornecer diariamente 200 refeições para quem mais precisa.
Estima-se que ao longo de seus primeiros 12 meses, foram entregues 36.000 refeições, entre almoços e jantas, garantindo a mais de 600 pessoas atendendo a um direito fundamental à alimentação, previsto no artigo 6º da Constituição Federal de 1988.
Inaugurada em 3 de junho de 2023, a Cozinha Comunitária Mauro Malesardi, atende pessoas em situação de vulnerabilidade social em São José da Mata, Campina Grande - PB. Os alimentos utilizados na produção das refeições são adquiridos através de doações e diretamente com os agricultores da região através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o que garante a aquisição de alimentos de qualidade e fortalece a economia local.
Comunidade engajada
Um outro fator notável da Cozinha Comunitária é que ela é conduzida através de Jovens e mulheres da própria comunidade que são responsáveis por todas as etapas, incluindo administração, limpeza, preparo dos alimentos, distribuição das quentinhas e até mesmo a gestão burocrática.
Desta maneira, a comunidade tem promovido o seu empoderamento e a sua participação social ativa, fortalecendo os laços comunitários e promovendo o desenvolvimento sustentável.